domingo, 1 de março de 2009

A CULPA É DO GESTOR

O que pode contribuir para a desmotivação dos colaboradores?
Esta pergunta pode ser respondida de várias maneiras, mas ultimamente percebi em várias empresas dos mais váriados setores que a falta de motivação de muitos colaboradores, muitas vezes tem como responsável aquele que deveria gerir e mudar as metodologias para o bom aproveitamento de seus colaboradores. O gestor! É isso mesmo!
Exemplo:
Há várias empresas que de tempos em tempos faz reuniões e seus diretores propõe treinamentos, cursos, caixa de sugestões, enfim mil maneiras para se conseguir um melhor andamento do trabalho, otimização das rotinas e etc., mas ficam apenas nas palavras. Treinamentos não são realizados, sugestões e propostas ficam sem um feedback, sem falar na falta de acompanhamento do desempenhos dos colaboradores.
Em resumo, fica tudo como está, pois parece que assim é a melhor solução. Toda mudança gera desconfiança, mas acho que esta desconfiança deveria partir dos colaboradores e não dos gestores, que parecem temer pelos resultados de tais mudanças.
Outro ponto é que estas mesma empresas não posicionam seus colaboradores acerca de seu métodos de procedimentos internos, ou seja cada um faz o que acha que está certo. E isso pode incorrer em erros irreparáveis, haja vista que como o colaborador não sabe seus direitos, deveres e rotinas. O que lhe parece certo é o mais apropriado, já que tais empresas não costumam acompanhar de perto seus colaboradores, nem indicar qual é a filosofia da empresa, quais são suas metas, missão e objetivos.
Devemos repensar se estamos dando suporte e condições necessárias os colaboradores para a perfeita execução de seus trabalhos.

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